Oportunidades Profissionais
O profissional formado em Física-Licenciatura tem sua atuação principal na educação básica, em cursos preparatórios, na educação de jovens e adultos, em museus de ciências e em editoras e órgãos privados e públicos que produzem e avaliam programas e materiais didáticos.
Os estudos podem ser continuados em nível de pós-graduação nas áreas da própria Física, na Educação, na Engenharia, Matemática, dentre outras.Para ser professor do ensino superior geralmente é exigido, além da graduação, um curso de especialização, mestrado ou doutorado.
O licenciado em Física pode desenvolver pesquisa em várias áreas como, por exemplo, no ensino de Física, educação em geral, nas várias áreas da Física, metrologia, energias renováveis e geofísica.
O mercado de trabalho no campo da educação permite que os licenciados atuem como professores em instituições de nível fundamental, médio e na educação de jovens e adultos. Devido à grande carência de professores de Física no País, a chance de o mercado vir a ficar saturado é remota. Com a expansão da educação básica e principalmente das escolas técnicas federais, o mercado tende a aumentar.
Há um mercado florescente para físicos em indústrias. Também ocorrem regularmente concursos públicos para contratação de físicos em empresas estatais, na área de perícia policial e em outras áreas vinculadas aos poderes executivo e judiciário para os quais é exigido curso superior relacionado.