Oportunidades Acadêmicas
O(a) estudante que ingressar no Campus UFV-Florestal possui vários tipos de oportunidades acadêmicas, como bolsas e auxílios financeiros e acadêmicos diversos.
Auxílios Acadêmicos
Podemos destacar os seguintes auxílios acadêmicos:
– Tutoria: o programa de Tutoria da UFV tem o objetivo de apoiar didaticamente o professor. Um(a) estudante auxilia calouros(as) em turmas pequenas (6 ou 7 estudantes), praticando exercícios da disciplina e auxiliando no aprendizado da teoria ou prática.
– Monitoria: Monitores auxiliam os demais estudantes em disciplinas básicas ou avançadas.
Auxílios Financeiros
Auxílios financeiros diversos são oferecidos pela UFV, para estudantes que comprovem carência financeira, como: bolsa Moradia, auxílio Creche, bolsa Manutenção, bolsa Alimentação, etc. A UFV também oferece atendimento médico e psicológico aos seus estudantes.
Oportunidades Acadêmicas
Estudantes da UFV possuem oportunidade de cursar, além da matriz curricular do curso em que está matriculado, qualquer disciplina da Universidade (desde que aprovado pelo orientador acadêmico). Sendo assim, a gama de disciplinas proporciona interdisciplinaridade ímpar.
Além da oportunidade em cursar disciplinas básicas e avançadas diversas, o(a) estudante conta com oportunidades de pesquisa, ensino e extensão, sendo que há possibilidades de obtenção de bolsas em todas as modalidades.
No curso de Física-Licenciatura em particular, podemos citar os seguintes projetos de pesquisa e ensino, que já estão em andamento:
– PIBID: programa de bolsas de iniciação à docência. Por meio de concurso/edital vários estudantes do curso de Física recebem bolsas de R$360,00. Neste programa os estudantes auxiliam professores de escolas da região (Florestal e Pará de Minas), preparando material didático e elaborando aulas de reforço para alunos(as) das escolas selecionadas.
– PIBIC (FAPEMIG e CNPq), PROBIC (FAPEMIG), FUNARBIC (Funarbe): programa de bolsas de iniciação científica. Estudantes com ótimo desempenho acadêmico tem a oportunidade de serem selecionados para trabalhar com ciência durante 1 ano (renovável) com bolsa de iniciação científica, em projetos dos professores(as) de Física do Campus. São diversas as áreas de pesquisa, como mecânica quântica, sistemas complexos e matéria condensada, astrofísica, física do voo e aerodesign, microfluídica, sistemas complexos, etc. Bolsistas de Iniciação Científica se preparam para continuar a pesquisa em mestrado e doutorado.
– Bolsas de projetos de pesquisa: professores que possuem projetos aprovados por agências de fomento podem receber bolsas de iniciação científica, onde os(as) estudantes podem se iniciar em pesquisas e prosseguir para um mestrado e doutorado.
– PIBEX: programa de bolsas de iniciação à extensão. Projetos de extensão visam a integração da sociedade e universidade.